quinta-feira, abril 19, 2007

Condroitina: uma fraude?

sulfato de condroitina

Sulfato de condroitina, é um componente da matriz extracelular e tem a função de manter a estrutura da cartilagem por ser constituinte do proteoglicano. As cadeias empacotadas de sulfato de condroitina dão resistência suficiente para a cartilagem se manter ao longo da nossa vida, no entanto, quando há uma perda destas cadeias neste tecido normalmente está-se numa situação de osteoartrite.
Nesta sequência, esta substância é consumida mundialmente em suplementos alimentares que visam a melhoria dos sintomas da osteoartrite. Muitas vezes estes suplementos são combinações de sulfato de condroitina com glucosamina.
Em termos de ensaios clínicos para avaliar a eficácia desta molécula na melhoria dos sintomas de artrite, em 2006 o National Institute of Health (EUA) patrocinou a investigação da eficácia da associação glucosamina + condroitina. O estudo concluiu que os resultados não eram estatisticamente significativos na melhoria dos sintomas quando comparando cada um dos suplementos (condroitina ou glucosamina) com o celecoxib (que mostrou resultados significativos na melhoria dos sintomas). No entanto, numa análise conjunta dos dois suplementos em doentes com dor moderada a severa, produziu resultados satisfatórios na melhoria destas condições.
Em conclusão, o estudo permitiu dizer que os dois suplementos poderão ter algum efeito positivo no alívio da dor provocada pela artrite, são seguros por não apresentarem efeitos secundários graves, especialmente a condroitina.
Recentemente, um estudo conduzido por investigadores da Universidade de Berna, na Suiça, chegaram à conclusão através de uma análise alargada de doentes de atrite reumatóide, puderam concluir que comparativamente com o placebo, a toma continuada de condroitina não leva a melhoria (estatisticamente significativa). Mas as boas notícias é que conseguem concluir que realmente é seguro tomar este suplemento.
Ficamos por saber, se um estudo com um maior número de doentes nas mesma condições que aquele mais selectivo, patrocinado pela NIH, deverá produzir resultados positivos.
A recomendação mantém-se: "quem acredita no efeito da condroitina + glucosamina deverá continuar as suas tomas". Eu pessoalmente acho que isso não é medicina, mas sim jogos psicológicos com as pessoas. Se um estudo prova que tomar aquilo ou uma pastilha de açúcar é mesma coisa, não sei se o facto de acreditar naquilo que estou a engolir é que vai fazer com que deixe de sentir dores.

Os suplementos alimentares são ciência ou é uma questão simplesmente empírica? Isto é uma questão que a legislação e os procedimentos de colocação no mercado deveriam responder, mas que são tão dúbios e contornam tão bem os obstáculos (i.e., as necessidades que a ciência implica para uma melhor compreensão das moléculas e do seu impacto na saúde) que ficamos na mesma. E depois temos as pessoas a perguntar se acreditam em produtos suplementos alimentares ou homeopáticos...
Ou é ou não é! A saúde não é ter fé na molécula!

6 comentários:

Notas disse...

É verdade que já vi muita coisa a resultar com base no chamado 'efeito psicológico'. Agora isso não pode ser um argumento da chamada medicina alopática...

Exactamente como tu dizes: "ou é ou não é!"

Bjs*

NM disse...

Nunca vi nenhum ensaio clinico credível sobre a condroitina e/ou glucosamina que demonstrasse superioridade sobre o placebo. Tudo o que se escreve e diz sobre estas moléculas é apenas para vender e VENDER.

A pergunta que deixo no ar é:

Porque será que o Viartril S (glucosamina) carteiras é comparticipado??

Será do Guaraná??

Andie disse...

Muitos dos estudos são feitos com um universo populacional muito reduzido, e por outras razões ainda, se forem bem analisados deveriam ser considerados de má qualidade. Dentro desses, existem os que demonstram resultados "bons" relativamente à eficácia destas moléculas.
É o marketing em acção. puro marketing.

Em resposta à pergunta, nm, sim! é do guaraná! :-)

Unknown disse...

Sou Deficiente com amputações de membro superior e interior direitos e uso próteses deste os meus 23 anos e a partir dos 40 comecei a ter dificuldades em subir e descer escadas e o joelho doia me quando o tempo arrefecia. O meu Médico Fisiatra receitou-me Viartril-s e dois meses depois já não tinha dificuldades em subir e descer escadas. Mas as dores apareciam em dias que a temperatura descia. Falaram me em Condroitina. Iniciei a toma combinada e de facto resultou. Depois de ler este artigo sobre a Condroitina estarei eu a ser iludido psicologicamente? Não tenho tinho dores e não tenho limitações em subir ou descer escadas ou fazer caminhadas.Hoje estou com 62 anos. Este é meu testemunho. JParker

riacrdoo disse...

Saúdo JParker pela clareza do seu comentário! Queria apenas que reparasse numa frase deste post que diz quase tudo: "Quem acredita no efeito da condroitina+glucosamina deverá continuar as suas tomas". Este é um dos aspectos mais importantes, pois não podemos ter recomendações baseadas no "acreditar". Estas recomendações têm de ser feitas com base em resultados científicos, neste caso ensaios clínicos, para que possam ser divulgados à população em geral. Isto para que as pessoas em geral não adquiram um produto que lhes possa ser prejudicial (felizmente não parece ser este caso), mas também porque pode simplesmente estar a desperdiçar dinheiro.

Anónimo disse...

Johannes,
Bem haja pelo seu comentario, o viartril tem-me ajudado mas vou comecar a tomar o movendo que tem uma maior concentraçao de glucosamina e também tem condroitina.
Um grande abraço e continuação de uma vida sem dores graças à medicina.