sábado, abril 21, 2007

Animais beta-agonizados...

Nesta semana que passou veio a público que a Autoridade para a Segurança Alimentar (ASAE) andou a fazer inspecções sobre a utilização de agonistas beta-adrenérgicas em animais. Foram inspeccionadas várias explorações de gado bovino, matadouros, fábricas de ração e transportadoras de animais, e o saldo foi a apreensão de mais de 1800 cabeças de gado bovino, oito processos crime, quatro processos de contra-ordenação e as duas fábricas de rações foram encerradas.

Para quem não se lembra, a utilização de agonistas beta-adrenérgicos em gado tem dois objectivos: por um lado o aumento da massa muscular por aumento da síntese proteica, e por outro a redução do tecido adiposo por aumento a lipólise. Deste modo é possível obter animais com maior quantidade de músculo que trariam mais lucro aos seu produtores.

Significa isto que, apesar de muita legislação aprovada quer a nível nacional quer a nível comunitário, os produtores de gado para consumo humano continuam a utilizar estes estratagemas para aumentar o seu lucro: um bom bife com bastante músculo e pouca gordura é muito mais valorizado.
Porém, não há bela sem senão: um bife proveniente de um destes animais irá certamente encolher na frigideira! E também levará à ingestão de resíduos destes fármacos: se juntarmos mais uns antibióticozinhos e uns esteróides anabolizantes, temos um belo cocktail para o jantar, quando queríamos simplesmente comer um belo bife (de preferência acompahado com umas batatas fritas carregadas de sal e com uma pitada de acrilamida).

Precisamos de mais inspecções neste país, para este problema (e para muitos outros). A ASAE anda a fazer das suas e eu até tenho apreciado o seu trabalho!

Sem comentários: