terça-feira, março 20, 2007

Comunicação curta

Era só para avisar os colegas quasi-farmacêuticos (e outros já séniores) que a FDA anda a rever alguma da informação sobre os medicamentos sedativos-hipnóticos, pedindo que se dê mais ênfase a alguns efeitos adversos. São eles o risco de anafilaxia, angioedema, e algumas alterações comportamentais relacionadas com o sono: cozinhar e comer refeições, conduzir enquanto se dorme (?), e fazer telefonemas enquanto dorme (??). Isto com base em informação de programas de farmacovigilância.

A FDA aconselha a indústria farmacêutica a não só alterar a informação cedida à população, assim como o envio de cartas aos profissionais de saúde. Também a criação de guias informativos cedidos aos doentes é recomendada, incluindo o reforço de alguns dos cuidados que se devem ter quando se tomam estes medicamentos: evitar o consumo de álcool e de outros medicamentos depressores do sistema nervoso central.
Outra frente de trabalho da FDA é a recomendação aos produtores para a execução de ensaios clínicos, no intuito de determinar a frequência com que estes fenómenos ocorrem. Apesar de todos os sedativos-hipnóticos apresentarem estes efeitos adversos, podem-no fazer em diferentes proporções.

Achei esta informação pertinente visto que alguns destes medicamentos são muito requisitados nas farmácias portuguesas, assim como os antidepressivos.
Mais uma achega para quem está ao balcão!

Sem comentários: