quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Mudança de Sondagem

Cá nos encontramos no final do mês de Fevereiro, e tal como indica a periodicidade da sondagem deste blog, estamos na altura de mudar de tema!

Antes de mudar de sondagem, temos de apresentar os resultados da sondagem que agora finda!
Portanto a pergunta era:

"Há interesse em estudar fora do país?"

e as alternativas de resposta eram:

"Sim!", que obteve uns estonteantes 6 votos - 60%
"Não!", que não obteve qualquer voto
"Numas coisas sim, noutras não!", que foi resposta escolhida por 4 leitores - 40%,
sendo o total de votos 10.

É curioso constatar que ninguém (embora o número de votos seja pequeno) votou no "Não!". Estudar fora de Portugal, a meu ver, tem duas componentes essenciais a ter em conta: a experiência de estudar numa realidade diferente da portuguesa, aprendendo com as diferenças e tirar proveito destas; e aquilo que vamos fazer "lá fora" pode influenciar o nosso destino como recém-licenciados, primeiro pelo currículo e depois porque temos uma possibilidade de estudo que muito provavelmente não conseguiríamos em Portugal. Digo isto neste sentido, pois falo na qualidade de aluna que irá em programa Erasmus num futuro próximo, e foram estes dois princípios básicos que me levaram a participar no programa. Nesta lógica, o meu voto foi "Sim!" ;-) mas admito que se pensasse na vertente de fazer um ano curricular no estrangeiro, votaria na 3ª opção! Muitas vezes perde-se o ano quando se estuda lá fora, por falta de equivalências.
Claro que isto também depende da faculdade e do curso (especialmente se é "mobility-friendly").
Estudar fora do país também inclui a possibilidade de fazer o curso superior todo no estrangeiro. Será que é difícil um português licenciado no estrangeiro adaptar-se à realidade portuguesa? Claro que depende da profissão, mas será que há facilidade de adaptação = arranjar emprego?

O número de leitores que participaram na sondagem mantém-se na ordem dos 10. O intuito de tornar a sondagem mensal foi exactamente para dar maior oportunidade de aumentar o universo inquirido. No entanto, o objectivo ainda não foi alcançado.
Portanto, vamos passar à sondagem nova que permanecerá no blog durante o mês de Março. Apelo mais uma vez aos leitores para a sua participação. É óbvio que a sua participação é com o intuito de criar tema de debate e para nós, autores do blog, verificarmos se há ou não um aumento da afluência de leitores do blog. (A propósito, já chegámos às 3000 visitas!) Aproveito também para incentivar a participação sobre a forma de comentários aos posts. São todos benvindos! :-) Agradeço desde já àqueles que já comentaram e especialmente àqueles que, com alguma regularidade comentam os posts.

3 comentários:

Anónimo disse...

Nesta não vou votar,porque é demasiado aberta para uma resposta conveniente.
Claro que vale a pena estudar.Aliás, não há grande escolha se não a formação contínua.
Agoradepende doque se quer. As pós graduações sãoóptimas para ampliar conhecimentos, aprofundar áreas específicas da profissão.
Os mestrados e doutoramentos são mais um piscar de olho a uma carreira académica no sentido mais lato ou mais estreito, mas que podem levar a menor empregabilidade por "excesso de formação", por muito contraditorio que pareça. E depende do mestrado. Se for o anedótico mestrado em Farmácia comunitária da FFUL deixem lá o mestrado ;)

Andie disse...

Estranhamente algo aconteceu com o blogger, porque eu comentei este post no dia em que este foi pela primeira vez comentado.

Entretanto, e atendendo ao comentário feito que se lê acima, decidimos modificar as opções para a pergunta escolhida para este mês.
Tenho esperança que com estas alterações os leitores já não achem a pergunta demasiado aberta.

Aproveito também para dizer que, curiosamente, a pergunta original era "Ensino pós-graduado na FFUL, vale a pena?". Mas decidimos retirar a referência à instituição para não dar azo a respostas possivelmente viciadas...

Mais uma vez, aqui fica o apelo: Votem! :-)

Anónimo disse...

Muitas pessoas tem inteires em estudar fora do país, sobre tudo os jovens.
Uma das minhas amigas foi para Espanha a estudar o medicamento valtrex porque ganhou uma beca na sua faculdade.