segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Prós piqueninos

Saiu há já algum tempo a legislação a nível europeu que regulamenta a execução de ensaios clínicos em crianças, embora o diploma só tenha entrado em vigor no dia 26 do passado mês de Janeiro.

A necessidade de regulamentar esta área prende-se com o facto de uma grande maioria dos fármacos administrados em crianças não terem sido testados nesta faixa etária. Para além disso, os ensaios clínicos realizados em crianças levantam sempre mais questões éticas do que em relação às dos ensaios realizados em adultos, pelo que a sua execução tem de ser muito bem fundamentada.
A União Europeia respondeu a esta necessidade com a criação de um comité destinado a esta área no seio da Agência Europeia do Medicamento, denominado de Comité Pediátrico (art. 4º do Regulamento (CE) Nº 1901/2006). Este comité, constituído por cinco membros do Comité para os Medicamentos de Uso Humano (CHMP), mais um elemento por cada país membro, tem como principal função analisar planos de investigação pediátrica, tendo em conta se os estudos previstos são susceptíveis de proporcionar benefícios terapêuticos significativos para a população pediátrica, ou preencham uma necessidade terapêutica (art. 6º).
Os principais incentivos dados à indústria farmacêutica para a execução de ensaios clínicos em crianças são a prorrogação do tempo de protecção de patente em mais seis meses, mesmo que os resultados obtidos nos planos de investigação pediátrica não resultem em novas indicações pediátricas mas sim em alterações ao RCM (art. 36º). No caso dos medicamentos órfãos, a exclusividade de comercialização passa de dez para doze anos (art. 37º). Para além disso, os Estados-membros poderão disponibilizar incentivos à investigação (art. 39º). Em relação a medicamentos genéricos, biológicos similares, tradicionais à base de plantas e homeopáticos, estes podem dispensar a execução de ensaios clínicos em crianças, desde que apresentem informação que justifique o seu uso em crianças (parágrafos introdutórios Nºs 11 e 20).

A Comissão Europeia prevê a utilização de um símbolo colocado na rotulagem, de forma a facilmente identificar-se um medicamento que possa ser utilizado na população pediátrica (art. 32º). Finalmente, medicamentos que já estejam no mercado com indicação para a população adulta podem manter a mesma designação comercial nos medicamentos aprovados para a população pediátrica (art. 30º).

6 comentários:

Andie disse...

Muito interessante. Mas tenho duas dúvidas:
As questões éticas são controladas com este diploma comunitário?

A legislação terá de ser transposta para cada estado-membro?

(a imagem dos comprimidos com caras está excelente!:P tinha q dizer isto!)

riacrdoo disse...

Quanto às questões éticas, penso que seja essa mesma a função do comité, ou seja, são eles que vão decidir se aquele ponto é eticamente mais importante que o outro, e se o ensaio clínico proposto responde a esses pontos fulcrais.

Quanto à transposição da legislação, ela aplica-se à emea, mas como é um regulamento tem de ser imediatamente transposto para a legilação nacional.

No entanto, penso que todo ete pcedimento vai er centralizado, se quiseres pedir uma autorização para fazer um ensaio clínico na população pediátrica, tens de pedir à emea...

(estes últimos parágrafos foram baseados na opinião do Paulo, eu disse para ele fazer um comment, mas ele não quis :))

Notas disse...

(Porque é que só alguns comprimidos têm smileys?) :p

Andie disse...

Nimrod, em resposta à tua pergunta pertinente... e desculpa Riacrdo passar por cima do autor do post :P

Eu só conto dois smilies nos comprimidos. Daqui deduzo que aquilo são tudo menos "happy pills".
Dos restantes: alguns estão verdadeiramente chateados com a sua situação de comprimido, outros estão mesmo estupefactos (devem ser estupefacientes infiltrados!), e outros estão tão indiferentes que devem ser placebos!! :p

mas o melhor, afinal, é perguntar ao autor da imagem! ;)

riacrdoo disse...

Pois, é mais uma das imagens que a gente vai buscar a qualquer lado na net... Mas aquilo não são verdadeiros happy pills, foi alguém que arranjou esta imagem sem os smileys e desenhou-os sobre os coprimidos! :D E eu adicionei o "linez button"!

Andie disse...

seu usurpador!!! pensei que tivesses sido tu com o teu talento artístico a desenhar umas carinhas meio tristonhas (e duas felizes) nas tablets brancas... Enfim, a hipótese de perguntar ao autor é totalmente eliminada! :P