terça-feira, outubro 31, 2006

Vacina vs. MRSA




Aqui está, mais uma tentativa para eliminar o Staphylococcus aureus!





Um passo dado por cientistas americanos pode fazer-nos chegar mais próximos de uma vacina contra o famigerado Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA). Este microorganismo, bem conhecido pelas infecções nosocomiais que provoca, tem já uma longa história de resistências aos antibióticos. Relembrando um pouco a terapêutica contra este microorganismo: no caso de termos uma estirpe ainda meticilina-susceptível, é administrado ao doente uma penicilina de largo espectro, como uma amoxicilina ou uma ampicilina; para as infecções por MRSA, é utilizada a vancomicina (ou em sua substituição a teicoplanina, por exemplo, quando o doente não possui acessos venosos para uma administração IV visto que a teicoplanina pode ser administrada por IM); e no caso das estirpes resistentes à vancomicina, cá está o nosso linezolide em acção, que tem como vantagem (para além do seu largo espectro contra gram +) o facto de poder ser utilizado por via oral.

Voltando de novo à vacina, os investigadores da Universidade de Chicago pesquisaram o genoma deste microorganismo para identificar proteínas susceptíveis de originarem uma resposta imunitária, tendo identificado quatro antigénios de seus nomes IsdA, IsdB, SdrD, e SdrE. Estes antigénios foram então ensaiados num modelo animal, em concreto murganhos, e provocaram uma resposta imunitária com formação de anticorpos, com taxas de imunização entre 60 e 100% quando administrados concomitantemente.

Embora não tenha tido acesso a este artigo (ainda só ocorreu a publicação on-line, e não está disponível para todos), já há críticas ao trabalho, nomeadamente o facto importante de este estudo ter sido realizado com apenas algumas estirpes de MRSA (em particular, estirpes específicas dos EUA). Existem diversas famílias de MRSA, e dentro de cada família várias estirpes, pelo que os antigénios escolhidos deveriam ser comuns ao maior número de estirpes possível.

O linezolide, contudo, espera que este seja mais um passo para o controlo das infecções pelo Staphylococcus aureus!

Sem comentários: