quinta-feira, outubro 05, 2006

Saldos de MNSRM?

Em dados oficiais, os dez medicamentos (MNSRM) mais vendidos em Portugal (representam 30% do total de volume de vendas nacional), viram o seu preço mais baixo de Julho para Agosto deste ano, numa média de 4%. Este preço baixou devido à possibilidade destes medicamentos serem vendidos fora das farmácias.
E quais são esses top 10 "best sellers"? Aqui vai a resposta:
Os medicamentos em causa são o estimulante do apetite Sargenor 5 (menos 8,7 por cento), Trifene 200, para as dores / dismenorreia primária (menos 7,1 por cento), champô para tratamento de pele e couro cabeludo Nizoral (menos cinco por cento), o antivírico Zovirax (menos 4,9 por cento), a Mebocaína Forte, para a rouquidão e dores de garganta (menos 4,2 por cento), Halibut para as cicatrizações (menos 3,3 por cento), Guronsan, que actua no fígado e vias biliares (menos 4,1 por cento), o anti-flatulento Aero-OM (menos 3,2 por cento), elixir Tantum Verde (menos 2,8 por cento), e o Cêgripe, para as gripes, febres, dores e constipações (menos 2,7 por cento).
O Infarmed disponibilizou ainda a informação de que a loja que mais contribuiu para a vendas
destes MNSRM foi o Modelo & Continente Hipermercados, S.A..
Portanto, a curto prazo já se verifica um dos objectivos (penso eu de que...) desta liberalização dos preços dos medicamentos: uma possibilidade do utente escolher onde comprar o MNSRM mais barato. Agora, se a qualidade do atendimento nestas lojas é superior/igual/inferior ao de uma farmácia, isso já é mais discutível e deverá ser comentado algures num futuro próximo deste blog!

5 comentários:

Anónimo disse...

Já lá fui e fui melhor atendido que nas farmácias.fizeram-me questionário mais extenso e recomendaram-me o produto certo.

riacrdoo disse...

Temos polémica! Pedimos ao/à senhor/a anónimo/a que ceda mais informações sobre a sua experância nos postos de venda de mnsrm, para poder ter uma opinião mais correcta!

Andie disse...

Não percebo se o anónimo está a dar a dica, devido à sua experiência em para-farmácias, que estas têm melhor atendimento que aquele dispensado nas farmácias....

eu acho que no mínimo, este assunto, é discutível...

Sophie disse...

ahhh pois... mas n querendo entrar em polémicas...

Vá lá que sao tudo nomes que (re)conhecemos...porque por estes dias "têm-me" - arriscaria a dizer "têm-nos"(e acredito q quem esteja a estagiar em comunitária tb) passado com cada nome pelas mãos...lol

Fiquem bem...até breve

Bjitx

Anónimo disse...

Gostaria só de lembrar um pequeno pormenor, independentemente de os MNSRM serem vendidos fora das farmácias ou não. A realidade é que se o preço dos medicamentos não tivesse sido liberalizada, os MNSRM teriam baixado 6% em 2006, tal como os MSRM, e pelo vistos iriam baixar mais 6% em 2007.
Lá se vai o argumento de se querer baixar preços. Bela estratégia!
Já agora, o argumento de se melhorar a cobertura de fornecimento de medicamentos também cai por terra se olharmos para a lista de pontos de venda de MNSRM, quantos é que estão situados em aldeias ou vilas?
Obrigado pela vossa atençao