quinta-feira, outubro 05, 2006

Let's sit down and have a nice cuppa!


Qual rainha Catarina de Bragança, eu também sou um adepto ferveroso do chá! Chá preto, claro está, não há cá coisas estranhas como chás brancos ou dourados!
Uns cientistas ingleses da University College London fizeram um estudo cujos resultados apontam para uma diminuição dos níveis de cortisol, a hormona do stress, nos consumidores regulares de chá preto.
O estudo foi efectuado do seguinte modo: 75 indivíduos do sexo masculino foram divididos em dois grupos, a um dos grupos foi dado de beber uma mistura de chás com aroma de frutos, e ao outro um substituto com cafeína, mas sem as substâncias activas do chá. Após seis semanas de estudo (a bebida era ingerida 4 vezes por dia), os indivíduos foram sujeitos a situações de stress e avaliados em alguns parâmetros: níveis de cortisol, pressão arterial e ritmo cardíaco. Em qualquer dos grupos os aumentos verificados nestes parâmetros foi o mesmo, mas 50 minutos após a situação de stress verificou-se que a redução dos níveis de cortisol era superior no grupo que bebia a mistura de chás: 47% contra 27%.
Como a recuperação lenta de situações de stress está associada a um maior risco de algumas doenças crónicas, como a angina, esta recuperação mais rápida provocada pelo chá preto pode ser útil na diminuição do risco de desenvolvimento de doenças crónicas.
Que bom! Afinal posso abusar um bocadinho mais no meu earl grey, ou no meu darjeeling!

2 comentários:

Sophie disse...

Então e aquele chá "Alps" ou o "Morocco"?!
Hummmm que maravilha...

é agora q ainda vou abusar mais deles...ehehe

:o)

Bjitx

riacrdoo disse...

Esses ainda não provei, mas claro está que sou muito céptico: qual sir inglês, sou fiel aos chás ingleses!!!!!!! :D:D:D Darjeeling, Lapsang Souchong, Earl Grey, estes sim é que são chás!
Mas dou liberdade às pessoas: desde que a chávena ou caneca de chá traga o conforto que proporciona, bebam o chá que mais gostarem.
E abusa, abusa, que pelos vistos até faz bem!