sábado, outubro 07, 2006

Semana nº1 @ Hospital Egas Moniz


A primeira semana de estágio é sempre um bom tema para postar no linezolide!

Lá riacrdo se apresentou no dia 2 de Outubro às 9.00 da manhã, com uma atribulada viagem de autocarros para chegar a Belém. Este se calhar foi o dia menos interessante da semana: comecei de manhã com uma bela leitura do FHNM e de um livrinho sobre terapêutica anti-retroviral. À tarde, foi uma sessão de corte e costura (a relembrar os velhos tempos quando tínhamos de fazer os magníficos cadernos de lab na fac), para fazer umas quantas etiquetas para uns armários de medicamentos num serviço de cuidados intensivos do hospital. Como saí às 16.30, não fui capaz de fazer tudo (oh que pena que eu tive)!!!!

No dia seguinte lá continuei com a saga etiqueteira, até que à tarde fomos à UCI colar as etiquetas. Entretanto, começaram a explicar-me como funcionava o ambulatório: dar entrada das receitas no computador, procurar os medicamentos nas prateleiras, entregar os medicamentos aos doentes, etc. Pensava eu que me iriam dar muitas lições de cuidados farmacêuticos, mas não! Em relação aos doentes HIV-positivos não se pergunta se está a fazer outra terapêutica para além da anti-retroviral, não se pergunta se está a ter algum problema de reacções adversas, etc. Parece que existe um acordo no hospital médico-farmacêutico, e os farmacêuticos não se metem na terapêutica destes doentes.
Para além destes doentes também aparecem doentes de cancro da próstata (que lá levam a sua goserrelina e/ou bicalutamida), alguns doentes de VHB e de artrite reumatóide.

4ª feira começei logo pelas 9.00 no ambulatório, com receio de fazer alguma coisa errada ("não me deixem sozinho!!!!"), mas até nem correu mal. Entretanto, foram-me dando a conhecer outras funções do farmacêutico hospitalar: a validação das prescrições que vêm dos serviços de internamento. Mais uma vez, fiquei espantado com a quantidade de fármacos a que os doentes são sujeitos por dia, em média 10 a 15 medicamentos diferentes, pelo menos nos serviços de pneumologia e cardiologia! E alguns com várias tomas durante o dia! 2 ou 3 antibióticos, 2 ou 3 fármacos para a hipertensão, o constante omeprazol, heparinas em perfusão, sei lá que mais.
Neste dia também deram-me a conhecer as revertências: quando os doentes trocam de terapêutica ou descontinuam determinado fármaco, a farmácia pede para entregarem o que não usaram. Havia mesmo embalagens que não tinham sido abertas. Com um pequeno cesto de plástico cheio, a farmácia consegui poupar uns bons euritos!

Depois de um feriadozito que veio mesmo, MESMO (!) a calhar, a sexta veio com mais do mesmo: ambulatório, acompanhamento nas validações das prescrições, e também conferência de receitas do ambulatório.

Na minha opinião, a ideia que tínhamos em relação a pouco se fazer no hospital está um pouco errada. Eu não tenho andado propriamente parado, e as pessoas que vejo lá a trabalhar também nunca param. Se bem que ainda estou na primeira semana, e na próxima vou mudar de orientador pelo que o trabalho pode ser muito diferente. E estou bastante motivado para as semanas seguintes, o estágio parece estar bem organizado!

Cara Andie, já que vais passar também pelo HEM, tens aqui uma perspectiva do que será a tua primeira semana!

1 comentário:

Sophie disse...

Estou a ver q está a correr bem, entao...

ainda bem!!:o)

Uma boa 2ª semana de trabalho...

Fica bem...
Bjitx