quinta-feira, setembro 28, 2006

Código Médico-Farmacêutico...

Pois é, quem diria que umas aulas de código da estrada resultariam num post no linezolide??
Monsieur riacrdoo anda nestes últimos tempos e andará nas próximas semanas a tirar a carta de condução. Pois não é que nestas aulas também se fala da saúde??
Isto acontece pois como sabem nas aulas de código estão sempre a relembrar (e muito bem) qual a influência na condução do consumo de álcool, de determinados medicamentos, etc. Se juntarem numa aula destas um quasi-farmacêutico com um aluno de medicina (o rapaz deve ser de Santa Maria), a instrutora de código aproveita para nos pôr a falar e tirar as suas dúvidas.
A discussão iniciou-se com a seguinte pergunta: quantos sentidos possuimos? Eu iniciei a resposta dizendo que existiam mais que os conhecidos cinco (visão, audição, etc...), pelo menos mais dois: o equilíbrio e a cinestesia, ou seja, a capacidade que temos de saber onde se encontram os nossos membros. O caro colega corrigiu-me e disse que nós possuimos apenas cinco sentidos, mas possuimos mais sensibilidades: postural, cinestésica, térmica, álgica, etc. Gostei da intervenção, que pelo menos aprendi mais qualquer coisa!
De seguida passámos para o estado psicológico do condutor: a pergunta da senhora instrutora foi "o que é uma depresão?". Ela fez esta pergunta virada para mim, mas a minha resposta foi passá-la ao colega médico, que ele é que tem que saber muito bem as doenças todas e fazer diagnósticos!!! E ele lá deu a sua explicação!
Prosseguiu-se para outra dúvida, que eu ao princípio fiquei um pouco hesitante em responder: porque é que no código se fala de subs. psicotrópicas, medicamentos e estupefacientes? A minha resposta foi a seguinte (corrijam-me se estou enganado!!!): fala-se em substâncias psicotrópicas quando se refere a qualquer substância que tenha efeitos ao nível do cérebro; quando se fala em medicamentos, eu associo rapidamente aos medicamentos que são utilizados com acções ao nível do cérebro ou que têm efeitos secundários centrais; e estupefacientes, quando se refere a substâncias que causam dependência psíquica. Correcto ou não, ninguém reclamou naquela sala...
De seguida passou a contar uma piquena história, esta sim foi a que me irritou, na qual contava que tinha ido à farmácia comprar um descongestionante nasal. Dizia ela: " Estava lá a médica da farmácia..."

MÉDICA DA FARMÁCIA?????????

Foi este o meu pensamento.

Rapidamente corrigi: "Médica não, farmacêutica!"
Resposta da instrutora: "Ah pois, eu nunca sei muito bem..."

:O

Como vêem, fiquei o resto daquela aula escandalizado.
E a pensar: será que vou ser confundido um dia destes quando estiver na farmácia?
Enfim...

3 comentários:

Andie disse...

LINDO!!!!!! sem dúvida as aulas de código são um bom pretexto para por o sono em dia...

E o que é que o colega médico respondeu face a essa baboseira proferida pela instrutora? :-)

riacrdoo disse...

Não disse nada! Ele também não era de muitas falas, mas limitou-se a ficar bem caladinho. Nem deu para perceber se estava a rir-se para dentro, nem nada! Suponho que achou que eu é que me devia defender!!!

Notas disse...

Essa está muito boa mesmo. Médicos na farmácia!
Daí haver muita gente que adora fazer pequenas 'consultas' com os farmacêuticos, muitas das vezes sobre coisas que deveriam falar era com um médico especialista naquele assunto! (Há cada vizinho mais chato a bater aqui à porta a pedir conselhos e 'remédios'... Felizmente quem os atura é a minha mãe! lol)