terça-feira, agosto 29, 2006

As mais quentes no mundo da Saúde

Hoje o post é-vos apresentado num formato mais ketchup, ou seja, aqui vão umas notícias para nos mantermos actualizados! ;-)

1) Cientistas americanos (andam muito atarefados!) da Universidade de Illinois, descobriram uma molécula orgânica sintetizada que é capaz de induzir enzimas que têm um papel preponderante na cascata iniciadora da apoptose celular. E perguntam vocês: "What's the great deal with that?" O que torna isto tudo muito interessante é o facto de ser um activador da apoptose com preferência em células cancerígenas (ou seja, até agora foi provado que não afecta células sãs). Deram-lhe o nome de PAC-1.

2) Numa notícia que já tem vindo a ser anunciada mundialmente há já uns tempos (talvez 2 meses e meio), finalmente já estamos numa época em que existe efectivamente uma vacina contra o HPV. O HPV, como bem sabem, é o vírus que tem alguns serotipos com capacidade cancerígena maligna, gerando o cancro do cólon nas mulheres. Esta vacina já está em vigor nos USA e a novidade mais recente é que começou agora a ser comercializada na Austrália. Pergunta: para quando na Europa? As mulheres europeias infelizmente também sofrem com este tipo de cancro. Nos USA, a vacina é disponibilizada nas escolas secundárias, fazendo agora parte do plano de vacinação obrigatório (para as mulheres, obviamente).

3) Novamente dos USA (keeping the world very busy), a FDA já aprovou a dispensa da pílula do dia seguinte para mulheres maiores de 18 anos, mantendo o medicamento como "behind the counter", ou seja, um medicamento que apesar de não necessitar de receita médica é vendido só ao balcão. No entanto, as coisas não parecem tão fáceis, para que seja dispensado, terá de ser feito pelo próprio farmacêutico (director técnico da farmácia), ou senão nada feito. Pelos vistos, uma decisão que demorou vários anos a ser decidida (vejam aqui o seu progresso cronológico). A necessidade de receita médica para este tipo de medicamentos está ainda em vigor para mulheres com 17 ou menos anos de idade.
Pergunta: como está resolvida esta situação em Portugal? (um bom tema de pesquisa, e futuramente um post neste blog).

4) Jorge Sampaio pronunciou-se como enviado especial da ONU para a Luta Contra a Tuberculose, dizendo que os Ministros da Saúde Africanos devem estar atentos ao avanço rápido da tuberculose no continente.

Os obstáculos, para Sampaio, podem ser ultrapassados com a gestão eficiente dos recursos: "A boa governança é essencial para se conseguir atingir as metas estabelecidas na Agenda do Milênio para o controle da tuberculose. Nenhuma política poderá ser eficaz se a governança for deficiente ou ficar abaixo dos padrões médios, porque os recursos simplesmente desaparecem quando as instituições são fracas", explicou.

in Agência Lusa Brasileira
(o que explica a palavra "governança"...)

5) Os Enfermeiros da Unidade de Saúde de Matosinhos continuam em pé de guerra por causa dos uniformes amarelos e azuis que se recusam a usar. Eu continuo a não perceber como é que se gasta dinheiro numa coisa sem se saber se todos aprovam. Falta de comunicação? Falta de juízo e muito dinheiro nas mãos, é o que é. Entretanto vamos assistindo a este debate, claro...

E por hoje fico-me por aqui! ;-)

Sem comentários: