quinta-feira, junho 15, 2006

Notícias do mundo...

Ontem estava aqui online a tirar dúvidas de Saúde Pública * a propósito, para quem poderá interessar, o exame correu-me maravilhosamente atrapalhadamente mal! * :-), quando vi no google.news uma notícia que me chamou a atenção. Visto que agora tenho um relatório quasi-diário daquilo que há de farmacêutico no meu dia-a-dia... resolvi "postar" acerca deste belo momento histórico das ciências farmacêuticas! ;-)

Sim, mais uns medicamentos para a malta!!
:-) Mas, para a diabetes!! É da Novo Nordisk, ainda se encontra em ensaios clínicos (fase 3, por isso qualquer dia anda por aí à venda...) e está provado que não só baixa eficazmente a glicémia dos doentes (diabetes tipo 2, claro) como diminui o peso do doente (ou pelo menos não deverá contribuir para o seu aumento). Chama-se liraglutide, altera a resposta das células do pâncreas à libertação da insulina pois é um análogo do péptido glucagon-like. Trata-se de uma maravilha da biotecnologia farmacêutica, portanto! :-)

Mas espera, há mais! Outro fármaco, da Eli Lilly & Co., chamado Byetta (calculo que já seja o seu nome comercial), encontra-se já no mercado e tem tido uma boa aceitação porque promove exactamente a mais-valia destes novos medicamentos antidiabéticos- a perda de peso.
Podemos então constatar que a indústria farmacêutica preocupa-se hoje em dia (ou alías, e melhor dizendo, desde os últimos anos de investigação) a melhorar o peso dos doentes diabéticos, deixando esta necessidade de ser inteiramente ao cargo do paciente e da educação da sua saúde. Alíás, contraria mesmo o efeito que os antigos fármacos tinham de aumentar o peso (aumentando assim o factor de risco, obesidade, para esta doença). É o chamado dois-em-um!
E na realidade, é isto que movimenta esta indústria... Como diz o meu irmão (e bem) "think out of the box!"

O mais giro, curioso até, é que não me lembro que se tenha falado destes análogos do glucagon em terapia! :-P Correct me if i'm wrong... (eu posso ir ali ver os acetatos da exmª profª Mª Augusta Soares -- mas não quero lembrar-me que tive de saber aquele calhamaço de informação! hehe!)

2 comentários:

riacrdoo disse...

Olha, quanto ao iraglutide não vi nada, mas o byetta já aparece nos acetatos da Maria Augusta! É a exenatida, e já dizia que reduzia o peso e o apetite. Mas nos acetatos aparece como RAM e não como efeito benéfico.
Não tenho mais nada que fazer que olhar para os acetatos de terapia às duas da manhã, livra!

Andie disse...

Meu deus até tenho vergonha de não ter decorado isso, juntamente com os kilos de informação que tive de decorar sobre as mais variadíssimas terapêuticas!

hehe, sempre a criticar... Assim não tenho amigos :-(