quinta-feira, junho 22, 2006

Droga!!

Não, não vou comentar o facto de nos ensinarem, durante estes 5 anos de licenciatura, a dizer fármaco em vez de droga! :-P

Vou comentar uma notícia que me deixou um pouco curiosa.

Recentemente nos USA têm ocorrido muitas mortes de toxicodependentes viciados em heroína. Nada de novo considerando que há muita probabilidade de overdose neste tipo de droga de abuso. No entanto, o número de mortes tão elevado tem sido estudado e rapidamente a polícia americana descobriu que se trata duma mistura letal que tem vindo a ser vendida como heroína pura aos "consumidores".
Trata-se de fentanil + heroína. Ora o fentanil é um fármaco opióide potente na sua acção de analgesia da dor (especialmente usado nos doentes de cancro). É portanto, um análogo da morfina, 80 vezes mais potente, e por isso, usado em doses terapêuticas 80 vezes menor... E nesta mistura, está claramente provado que o fármaco é produzido em laboratórios "independentes" e "clandestinos"!
Assim se andam a matar os toxicodependentes, de uma modo lento mas progressivo, pelos USA fora...
Eu, pessoalmente, tenho duas perguntas:
1) qual é o objectivo dos "drug-dealers" venderem este cocktail opióide?
2) os relatos noticiosos dizem que mesmo quando a polícia avisa os toxicodependentes deste potencial risco, estes permanecem nas ruas com o intuito específico de tentarem obter esta mistura. Porquê? Estão assim tão desesperados para sentirem a sensação de aventura? (vê-se mesmo que já não estão bons da cabeça...)


Tudo isto faz-me pensar no lado perverso da síntese química!... A mesma ciência que cria moléculas tão importantes para a saúde humana (e animal!) e que permitiu ao Homem, duma maneira geral, sobreviver muito para além daquilo que a selecção natural lhe permitia!

1 comentário:

riacrdoo disse...

Realmente, esta mistura é intrigante! Desde logo tem de ser alguém que percebe muito de química e de farmácia, não é uma mitura qualquer!
E depois, qual é o objectivo? Há quem ponha simplesmente talco para diluir aquilo e vender mais! É que assim os addicted morrem realmente mais depressa, logo menos consumo!
Há com cada um...