terça-feira, maio 27, 2008

Opiniões II

Vou juntar mais um pouco de lenha à fogueira que é este post e os seus comentários!

Ora bem: há uns 2 anos, estava eu no 5º da faculdade, decidi participar nas campanhas de sensibilização para a profissão farmacêutica organizadas pela aefful (aproveitando para volatr de novo à minha escola secundária). Sinceramente, a ideia com que fiquei foi que a geração de então não era muito diferente da "minha" geração na situação de escolher um curso superior. Havia alunos mais interesados que faziam perguntas e outros que gostaram simplesmente porque tiveram menos aulas, mas todos acharam que era um bom curso e bastante diversificado. Alguns deles ficaram surpreendidos com algumas saídas profissionais (e.g. a área de cosmética, tive de ir buscar o clássico exemplo da mayonaise para explicar como se faz um creme!), mas todos elas na altura reclamaram da média elevada para entrar no curso.
A ideia com que fiquei foi que ninguém faz a escolha de um curso superior com uma ideia muito definida. A não ser que tenho um contacto muito directo com a profissão que decorre desse curso superior, a decisão é muito feita por aquilo que se "acha" que é o curso e o que se "acha" do que é a saída profissional. Faço o repto ao boticário: como foi na sua altura? Também havia campanhas nos liceus para sensibilizar os estudantes para a carreira farmacêutica?

Quanto ao tema da imagem do farmacêutico na sociedade, seja qual for a valência na qual trabalhamos, tudo depende de nós próprios. Não é só nas farmácias comunitárias que há maus exemplos: se eu quisesse passaria o dia todo no hospital onde trabalho a carregar na tecla F10, para validar rapidamente as prescrições dos médicos, e inibir-me de fazer intervenções junto do pessoal clínico.
Mas mais uma vez, acho que o problema somos nós próprios: somos nós que temos de "puxar" pela nossa imagem, temos de dar uma imagem de credibilidade à nossa profissão. Deveríamos criar na sociedade em global a consciência de que somos os profissionais do medicamento. Coisa, que na minha opinião deveria ser feita principalmente pela Ordem dos Farmacêuticos, exigindo a todos nós um trabalho de excelência nas nossas actividades diárias.

3 comentários:

RMO disse...

Eu também tenho a sensação que de geração em geração há uma cada vez maior infantilidade entre os alunos que terminam o 12º ano e que se preparam para entrar no Ensino Superior. E eu sou dos que nasceram na década de 80 do séc. XX. Mas não generalizando, porque há as devidas excepções (graças a Deus que as há!). Mas parece-me que cada vez são mais como que uma espécie de oásis num deserto de dunas, dunas e mais dunas. E por vezes pergunto-me como serão as futuras gerações de estudantes - e, consequentemente, d e profissionais - quando me deparo com este cenário tão pouco animador logo à partida, naquele que é o berço do futuro profissional. Neste caso, falamos de Farmacêuticos - mas é algo meio generalizado. Não sei se sou excessivo nas minhas opiniões e nas minhas ideias, mas não consigo ficar indiferente, não consigo deixar de me preocupar, pelo menos com aquilo que me concerne. E concordo que cada vez mais, hoje em dia, a decisão da escolha de um curso superior é feita meio às escuras, baseada em opiniões de A e B sobre o curso C, D ou E ou, muitas vezes, em informações erróneas veiculadas pelas próprias instituições (vide certos cursos que, teoricamente, têm 1001 saídas profissionais, mas só no papel, porque muitos deles nem têm sequer, ainda, pessoal formado no mercado e outros que se revelam uma autêntica fraude). Tenho ideia que há uns bons anos atrás, nas gerações anteriores à minha, havia mais consciência relativamente àquilo que se queria estudar e exercer (talvez porque também não havia este autêntico tsunami de cursos sem nexo e sentido de ciências do grão-de-bico como há hoje em dia - são piores que erva daninha). Mas também estou curioso. Como foi na altura do Boticário?

RMO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andie disse...

vou responder no grupo do google.
:)

aqui

http://groups.google.com/group/farmaceutico