segunda-feira, março 10, 2008

Para que funcione

Eis um artigo longo e interessante que explora a necessidade de haver sempre avaliação e follow-up dos investimentos do dinheiro de organizações como a OMS ou UNICEF para a implementação de programas de saúde pública em países em desenvolvimento.

A conclusão é que não há avaliações suficientes para determinar o quanto o programa está a ter resultados. Além de que este tipo de seguimento permitiria que pudessem ocorrer adaptações desses programas e investimentos, para que se obtivessem melhores resultados.
A questão é que num desenrolar de custos, pouco ou nada se deixa para cobrir as despesas necessárias e inerentes a uma avaliação bem feita de qualquer programa de saúde pública implementado por organizações como as que referi acima.

O artigo encontra-se aqui. Recomendo vivamente a sua leitura. Até porque, aquilo que mais se pretende com esta longa análise é chamar a atenção para este ponto que muitas vezes se revela crítico para o sucesso dos projectos de saúde implementados em países Africanos, por exemplo.

Sem comentários: