quinta-feira, janeiro 17, 2008

Algo cheira mal...

... ali para os lados da Av das Forças Armadas!

Segundo as notícias do dia de hoje (por exemplo as do Público: aqui, aqui e aqui) detectou-se um cheiro forte parecido com gás, na zona de Entrecampos, mais concretamente entre a FFUL e o ISCTE. O ISCTE foi evacuado, a cantina foi evacuada (provavemente terá sido a cantina II), bem como a creche onde se toma conta dos filhos dos funcionários da Universidade de Lisboa. O metro encerrou estações e descontinuou a circulação, por algum tempo (não sei se por algumas horas), da linha amarela.

Mas curioso é o facto do jornal dizer que às 13h00, o edifício principal da FFUL ainda não tinha sido evacuado, só alguns pavilhões [deve referir-se ao da química & microbiologia]:

As instalações do ISCTE foram totalmente evacuadas e também foram retiradas pessoas de alguns pavilhões da Faculdade de Farmácia, de acordo com uma funcionária da instituição, que acrescentou que o edifício principal ainda não tinha sido evacuado, pelas 13h00.


Se há conversa que me lembro de ter com o meu colega e amigo Riacrdoo é mesmo sobre o modo como os "esgotos" na nossa ex-instituição de ensino são tratados. E eu, como ex-aluna do departamento de química orgânica, lembro-me de estar a ver litros e litros de diclorometano e acetato de etilo pelo cano abaixo. Claro que se reciclava muitos solventes, mas mais por questão financeira de os reutilizar para poupar nos gastos de compra de novos solventes. Por isso, invariavelmente acabavam por ir para o esgoto na mesma.

Para quando um tratamento mais sério e digno dos solventes orgânicos e clorados/fluorados?
A nossa saúde em primeiro lugar, e confesso que cada vez que me lembro da falta de cuidados neste pequeno mas tão importante aspecto do trabalho laboratorial, até me envergonho de ter estado envolvida nesta questão por resolver.

Ainda me lembro de contestar a minha supervisora pelo facto de nos vermos obrigados a deitar fora garrafas usadas de solventes
[fazendo parte do lixo que não é reciclável], quando deveriam ser incineradas.


2 comentários:

riacrdoo disse...

Nem mais! É isso mesmo!

Andie disse...

eu sabia q irias concordar ;)

lembraste das nossas divagações?

eu lembro-me quando dizias que passavas pelo meu lab e olhavas para mim envolta numa nuvem de EtOAc!!! :S