segunda-feira, setembro 24, 2007

Os 10 lugares mais poluídos do mundo

Há dias descobri um site na web sobre os dez locais mais poluídos do planeta. Este site foi criado por uma ONG, a Blacksmith Institute, que recebe doações precisamente para ajudar esses locais a poderem recuperar da poluição.
Ora cá vão alguns exemplos da lista:

Sumgayit, Azerbeijão: Contaminação com compostos orgânicos e metais pesados, provenientes de antigas indústrias soviéticas, que originam taxas de incidência de cancros 22 a 51% acima dos valores normais do resto do Azerbeijão. Também com elevadas taxas de nascimentos prematuros e de malformações congénitas.

Linfen, China: A cidade chinesa com a pior qualidade do ar tem como principais poluentes as poeiras (provenientes de minas de carvão), NOx, SO2, arsénio e chumbo libertados pelo grande número de indústrias presentes. Os principais problemas de saúde que resultam são então doenças respiratórias (bronquites, pneumonias e cancro do pulmão), elevados níveis de arsénio, e no caso das crianças elevados níveis de intoxicação por chumbo.

Chernobyl, Ucrânia: O único local europeu entre os 10 mais poluídos do mundo é um caso grave de poluição radioactiva, após a fusão de um dos reactores nucleares que existiam nesta cidade. Na zona geográfica atingida ocorrem elevadas incidências de cancro da tiroide (por exposição a isótopos radioactivos de iodo), principalmente nas crianças e adolescentes que nasceram após o acidente nuclear.

E mais há, todos em países subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento, e todos resultantes da actividade industrial humana.
Exige-se um pouco de atenção a estes locais. Para aprendermos a não repetir!

Sem comentários: