sábado, junho 16, 2007

Rx

Para quem tem estado nas farmácias nos últimos tempos, têm verificado de certeza que a ARS começou a devolver receitas por motivos bastante mesquinhos. A última que ouvi foi a de uma receita, à qual o farmacêutico acrescentou as siglas RT, e que não tinham sido escritas pelo médico. A ARS sugeriu que se fizesse uma fotocópia do cartão do utente e a enviasse conjuntamente com a receita; isto porque supostamente não teriam maneira de se certificarem que o doente tinha direito a esta comparticipação.

Ora, o preenchimento correcto das receitas não é propriamente uma tarefa farmacêutica, pelo que era de algum modo conveniente que os médicos começassem a preenchê-las com todas as informações importantes. Muitas vezes tem de ser quem está ao balcão a avisar os doentes para verem se uma receita está bem preenchida, isto antes de saírem do consultório/centro de saúde, já que falta de datas, vinhetas, nº de beneficiário, etc., são o pão nosso de cada dia nas farmácias.

Já agora, uma jeitosa que apanhei à dias: uma receita que dizia simplesmente "nitrofurantoína, qtd 1". Agora adivinhem a dose, a forma farmacêutica e a posologia do manipulado para o doente!
Ao menos um FSA para fazer sentir que até somos capazes de criar arte!

5 comentários:

Andie disse...

deveras interessante.
Nesse caso, andei eu preocupadíssima a preencher convenientemente as receitas com os dados do utente (como o nº do Cartão de utente, ou mesmo o nome e telefone) para depois ainda virem a ser devolvidas...

para que fique registado, porque é que isto acontece só agora? o que é que "deu" à ARS para ter este escrutínio todo?...

teardrop disse...

É bem verdade. Foi uma loucura o mês passado. Tivemos uma que veio devolvida porque dizia na receita caixa de 50 comprimidos e a pessoa levou a caixa de 60. Resta acrescentar que não existe caixa de 50... e muitas vezes só existe a apresentação de 10 e 60 comprimidos. Ora se a pessoa toma sempre o medicamento, dar-lhe uma caixa de 10 não me parece ter muito sentido.

Notas disse...

Parece que sim, é a loucura na ARS a devolver receitas... Literalmente, por tudo e por nada.

Anónimo disse...

pois e... agora nem pa preencher um numero parecemos ter capacidade... estao a esquecer-se das receitas devolvidas pq a letra do cabeçalho nao e igual a letra da presciçao, ou mais ridiculo ainda, a cor da caneta é diferente... sera que na ars nao sabem que os medico tem secretarias? ja pa nao falar do tempo que agora perdemos a fotocopiar cartoes! nao seria mais vantajoso ocupar esse tempo a provover a adesao a terapeutica pelo doente? e com a recente invasao dos doentes aos consultorios para os medicos corrigirem as receitas, sera que nem assim as receitas começam a vir bem preenchidas? vamos de mal a pior...bj, joana

Anónimo disse...

Como todos sabem, a política é do arrebenta tudo, não pagar não pagar ...fazer com que as farmácias façam incidir sobre os utentes qq contrariedade no receituário.Quebrar a relação de confiança que tanto demorou a criar.È preciso estar atentos a este chuloscialista!