sábado, abril 28, 2007

Terapêutica Hormonal de Substituição

Aqui há dias saiu uma notícia sobre um estudo publicado na revista The Lancet, que referia que a terapêutica hormonal de substituição (THS) promovia um aumento de cerca de 23% no risco de morrer por cancro do ovário. Porém, se se considerasse o efeito desta terapêutica no cancro da mama e no cancro do colo do útero, a incidência total para os três tipos de cancros subia 63%. Este estudo também concluiu que, se esta terapêutica for descontinuada, o risco de ter cancro do ovário diminui para valores semelhantes ao da população em geral.

No entanto, este estudo é criticado por várias pessoas e entidades. Em Portugal, a Sociedade Portuguesa para a Menopausa disse que as conclusões deste estudo não produziram evidência científica suficiente para alterar a prática clínica, e que este estudo possui também deficiências metodológicas. Referem que a polémica que se gerou quando começaram a aparecer estudos que associavam a THS ao cancro da mama, levou a uma maior prudência quando estes medicamentos são receitados. E que as mulheres que são sujeitas a esta terapêutica são hoje muito mais controladas que anteriormente.

Resta saber quem tem razão: muitas mulheres fazem esta terapêutica para controlar os efeitos da menopausa, e estudos anteriores referem que os riscos associados à THS são mais importantes que os benefícios obtidos.

Sem comentários: