quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Mudanças na Saúde!

Caros leitores do linezolide, esta notícia que li há já alguns dias pareceu-me pertinente. Segundo dados recentemente divulgados no Canadá, e relativos à realidade canadiana, as mulheres começaram a morrer em número semelhante ao dos homens por algumas doenças do foro cardiovascular, precisamente o enfarte agudo de miocárdio e o acidente vascular cerebral. O relatório da Heart and Stroke Association of Canada refere: no caso do enfarte de miocárdio, enquanto que a mortalidade desceu para metade nos homens em 30 anos, nas mulheres desceu apenas 24%. Já em relação aos acidentes vasculares cerebrais, nos últimos 30 anos a mortalidade nas mulheres por esta doença aumentou, enquanto que nos homens diminui.

As razões que se apresentam para justificar estes dados são tanto sociais como biológicas. Argumenta-se, por exemplo, que as mulheres após um enfarte de miocárdio são menos referenciadas a um cardiologista, menos referenciadas para fazer angioplastias ou bypass cardíaco, e morrem mais no hospital após um enfarte. Mesmo depois destes tratamentos, vivem menos tempo que os homens. Outras razões apresentadas são o facto de se as mulheres forem viúvas ou tiverem alguém doente a seu cargo, irão menos vezes ao cardiologista ou não terão tempo para procurar informação sobre a doença. Importa dizer que os factores sócio-económicos são influentes na saúde e estilos de vida das mulheres, pelo que apoio governamental nesta área é considerado benéfico pelos autores do estudo.

É necessário relembrar que esta realidade pode não ser directamente extrapolada para a realidade nacional, visto que a evolução na saúde pública canadiana não foi exactamente a mesma que em Portugal nos últimos 30 anos. Porém, o Canadá é um dos países mais ricos do Mundo, e possui dos mais altos índices de desenvolvimento humano, pelo que esta tendência poderá ser seguida por outros países desonvolvidos.
Caras leitoras do linez, aprumem-se: o AVC e o enfarte, eles andem aí!

Sem comentários: