quarta-feira, janeiro 10, 2007

Milk with your tea? No, thank you!

Aqui vai uma novidade em honra do elemento do linezolide que anda por terras francesas a trabalhar.

Pois é Riacrdo, espero bem que não gostes de leite no teu cházinho. Isto porque, segundo um estudo em que se determinava os efeitos cardiovasculares do chá preto, descobriu-se que estes são diminuídos ou mesmo anulados por completo quando o leite é adicionado ao chá.
O estudo foi concretizado em 16 mulheres (pós-menopausa) divididas em grupos que bebiam chá preto simples, chá preto com leite e o grupo controlo que bebia simplesmente agua fervida. O que os cientistas estudavam em cada mulher era a capacidade das veias dilatarem com o aumento da pressão sanguínea, após o consumo de chá preto. Neste caso, esta capacidade está aumentada quando se consome com frequência chá preto. Mas verificaram que o leite antagoniza este efeito sistémico.
Segundo o artigo publicado, isto pode explicar porque é que num país como o UK, onde é tradicional beber chá com leite, continua a existir um grande risco de acidente cardio vascular.

Eu respondo a esta conclusão, adicionando que os britânicos para além do chá, são conhecidos por tomarem pequenos-almoços muito ricos em calorias e colesterol (Bacon & eggs). Será que esta alimentação tradicional não tem uma maior importância do que o facto de pôr leite no chá?
Além disto, gostaria muito de ler o artigo publicado no European Heart Journal, para saber como é que estas senhoras foram seleccionadas.
Enfim, mais um estudo com resultados curiosos! ;-)

3 comentários:

riacrdoo disse...

Absolutamente! Sou adepto do chá mas sem leite. Não gosto de todo da mistura, ou só leite ou só chá!!

Notas disse...

Lol!
Tenho que concordar aqui com o riacrdoo. Gosto dos dois, mas separadamente!

E sim, aqueles pequenos-almoços britânicos são muito jeitosos, mas também são uma bomba para o coração e sistema cardiovascular em geral... Ovos todos os dias? Não se cuidem, não... ;)

Bjinhos*

Anónimo disse...

Estás a ver mano? Lá troquei o nome dos flavonoides por flavoroides, mas não te informei mal no que respeita ao chá com leite... Mantém o chá strait, on the rocks, que assim é que te faz bem!!! lol