sexta-feira, dezembro 29, 2006

riacrdoo nosocomiado (II)

E de novo as infecções nosocomiais!

Um estudo da universidade John Hopkins nos EUA, e publicado hoje na revista científica New England Journal of Medicine, revela que pequenos procedimentos são suficientes para reduzir drasticamente a incidência de infecções hospitalares. Coisas tão simples como lavar as mãos, ou quando se insere um catéter central limpar bem a zona de inserção e usar luvas, máscara e bata.



Os investigadores conseguiram, com estes procedimentos, reduzir em 66% a taxa de incidência de infecções nosocomiais originadas pela colocação de catéter central. Foram consituídos protocolos para a colocação de catéter central, assim como constituiram-se equipas de médicos e enfermeiros que tinham de cumprir determinados objectivos diários, seguindo algumas check-lists.

Outro pormenor desta notícia é que no estado americano de Maryland, desde a primavera deste ano, é obrigatório para algumas unidades hospitalares fazerem a vigilância das infecções nosocomiais, e reportarem as infecções detectadas às autoridades competentes.

Cá está, são pequenas coisas que fazem toda a diferença: não é necessário abusar de antibióticos para controlar um grave problema hospitalar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Afinal a história do "vai lavar as mãos antes de te sentares à mesa!" tem mesmo fundamento... é caso para dizer: "vai lavar as mãos antes de te sentares à mesa... de operações..."