sexta-feira, dezembro 08, 2006

O que é que o tetrahidrocanabinol tem a ver com a diabetes?

Mais uma novidade para a diabetes! Acho que este também não vinha nos acetatos da prof Mª Augusta!


O rimonabant é um fármaco usado no tratamento da obesidade, com acção anorética. E o mais engraçado é que antagoniza os receptores dos canabinóides, em concreto o receptor CB1 (que também existe o CB2), provocando a redução do apetite. Isto porque da acção do tetrahidrocanabinol (um agonista destes receptores) resulta um aumento do apetite, sendo por isso o tetrahidrocanabinol usado para aumentar o apetite, por exemplo, em doentes de SIDA. É mesmo classificado pelo Infarmed no grupo farmacoterapêutico 2.13 - Outros medicamentos com acção no Sistema Nervoso Central.

O rimonabant é usado em doentes obesos ( IMC≥30kg/m2), ou em doentes com IMC≥27kg/m2 e factores de risco associados (diabetes tipo 2, etc.) para promover a redução do peso.
Ora foi precisamente num estudo com doentes com diabetes tipo 2 que se verificou um benefício do rimonabant nesta patologia. Segundo os resultados do estudo, o rimonabant para além de reduzir o peso dos doentes levou também a melhorias no controlo da glicemia, nos valores de colesterol HDL e LDL, nos trigliceridos, e na pressão arterial. Segundo os autores deste estudo, os doentes que nele participaram estiveram sujeitos apenas ao rimonabant como terapêutica farmacológica.

Uma curiosidade a nível nacional é a existência de duas apresentações do rimonabant autorizadas pelo Infarmed: exactamente com as mesmas dosagens e da mesma empresa! São eles o Acomplia® e o Zimulti®, ambos da Sanofi Aventis e com data de AIM de Junho deste ano. Pena é que nenhum deles seja ainda comparticipado pelo Estado, pelo que uma simples caixa de 14 comprimidos custe 55,09€!

Sem comentários: