sexta-feira, novembro 24, 2006

Escandaloso...

Estávamos nós a meados de Outubro quando as autoridades responsáveis pela Saúde Pública em Portugal finalmente perceberam que as doses da vacina da gripe, que encomendaram às Indústrias Farmacêuticas para o que supostamente cobriria a procura pela população, não seriam as suficientes.
Resultado: durante mais de duas semanas, as farmácias pelo país fora sofreram uma enchente de requisitos e reservas pela vacina da gripe, sem que nada pudessem fazer, visto que o Estado só mais tarde decidiu comprar a segunda leva de vacinas.
Depois, como se não bastasse, as ARS permitiram que os farmacêuticos trocassem uma marca por outra que as farmácias iriam receber em maior quantidade (estamos a falar da Influvac (r)). Aí toda a gente com reserva, ou com receita que eventualmente tenha aproveitado para pedir ao seu médico de família, apareceu aos magotes para levantar a sua vacinazinha... Uma vez escoado uma larga quantidade deste injectável, a procura da população diminuiu drasticamente, tendo as vendas deste produto desacelerado completamente até ao ponto em que se encontram com stock estagnado.
Mas o problema põe-se da seguinte maneira: o que é que os directores técnicos das farmácias fazem com um stock de cerca de 100 vacinas da gripe quando já estamos em plena época pós-vacinação?
Pelos vistos, e porque a lei da oferta e da procura assim o obriga, as Indústrias já têm bom remédio para as vacinas a mais, cujas encomendas as farmácias cancelaram - a sua destruição! A destruição será inevitavelmente o seu destino, uma vez que as vacinas são sazonais e não terão utilidade para o ano que vem. Portanto, estamos a falar de muitos milhares de euros que poderão vir ser deitados fora; euros esses que não contam no orçamento de estado deste ano (pois aquela maquia destinada para este programa de imunização já teria sido gasta). Tudo por falta de planeamento do estado, e com uma grande ajuda do pânico geral do público donde surgiu a procura alarmista pela vacina da gripe.
Acho isto um escândalo na Saúde, que revela a desorganização completa com que se governa este país...

Sem comentários: