quarta-feira, outubro 04, 2006

Farmácia não reciclável

Este post vai um bocadinho desfasado no tempo, visto que já não trabalho nos laboratórios da faculdade há alguns meses.
Pois bem, queria falar na ausência de algumas medidas de cariz ambiental na nossa faculdade. Isto muito a pedido da minha irmã, que sempre que eu lhe contava algum pormenor sobre reciclagem nesta fac, ela ficava seriamente aborrecida.
Nos longos dias que passava no laboratório de orgânica, poucas foram as vezes que vi alguém a preocupar-se com a recuperação de solventes orgânicos. O que acontecia era que os solventes eram simplesmente vertidos para os lavatórios, ou seja, directamente no sitema de águas residuais da cidade de Lisboa. Acetona, clorofórmio, acetato de etilo, éter etílico, tudo isto eu verti pelo cano abaixo na faculdade. Quando confrontava os profs com esta situação, a resposta era a do costume: "Ah, isso é muito caro, era necessário que fosse uma empresa a recolher os solventes e a faculdade não tem dinheiro para isso." Pois, enquanto isso as águas residuais da cidade são contaminadas, e os processos de tratamentos de águas residuais vão à vida, levando ao aumento da poluição no rio Tejo.
Por outro lado, pouco era também o papel separado para reciclagem. Isto apesar de nos últimos tempos ter existido um cesto para a separação de papel.
Noutro ponto da faculdade, o problema não era os solventes, mas sim o nosso querido brometo de etídio. Nunca ninguém me explicou claramente qual era o destino final de todos os geís que estavam contaminados, mas deram-me a sensação que não era de certeza uma empresa dedicada ao tratamento destes resíduos! Parece que afinal as teenage mutant ninja turtles podem ser uma realidade bem mais próxima que aquilo que pensávamos!!!!
Aqui ficam estes apontamentos sobre ambiente na nossa fac, espero que no futuro hajam alterações neste domínio!

2 comentários:

Andie disse...

POIS É!!! eu conheço empresas na margem sul do Tejo que tratam especificamente de resíduos orgânicos que ninguém quer. Não sei mesmo se há falta de dinheiro na faculdade ou se há uma grande falta de vontade para iniciar a reciclagem de residuos perigosos & orgânicos! Aposto mais na 2ª hipótese.
No lab 109 havia muita reciclagem não só porque aproveitou-se muitas coisas que acabavam por ser úteis no laboratório, mas porque eu tb fazia muita questão de chamar a atenção às coisas que ainda podiam ser recicladas (como os cartões, papeis, etc).

ps: geis ou geles?

riacrdoo disse...

Géis!
Geles são os produtos farmacêuticos com substâncias activas, que no singular se escreve gele. É assim que vem na FPVII!