domingo, setembro 24, 2006

Mais um health ketchup!



Então cá vão as últimas da Saúde:

1) Antes de mais, alguém viu ontem os telejornais? ou leu os jornais? É que finalmente foi anunciado que na Europa foi concedida a autorização de venda das vacinas contra o cancro do cólo do útero(lembram-se de eu já ter falado nisto?). Mais um marco para a Saúde Pública mundial. O único problema é que estima-se que cada dose de vacinação irá custar cerca de 100 euros (e o programa completo inclui três doses). Portanto, considerando este "pequeno" custo, será pouco provável (?) que Portugal se junte aos Estados que vão tornar esta vacina obrigatória entre as raparigas com idades entre os 9-15 anos.

2) A FDA tem sido contestada ao longo dos últimos anos acerca da sua capacidade de monitorização dos medicamentos recentes no mercado, principalmente a partir do momento em que foi decidido que a comercialização do Vioxx tinha que ser anulada. A notícia é recente pois um comité do Instituto do Medicamento americano concluiu isto mesmo após um relatório feito. O que é que isto nos interessa, aqui em Portugal? Pois bem, interessa porque a FDA é considerada um pilar no que diz respeito a autoridades sobre o medicamento e tudo que a FDA conclui, o resto do Mundo ouve e segue os seus conselhos... Agora o problema é que, se concluem que a FDA não é assim tão imparcial nem tem os fundos suficientes para proceder a investigações completas para monitorizar os novos medicamentos, então já não é a coisa maravilhástica de sempre!! Leiam aqui o que se passa.

3) Outro assunto interessante é que no Reino Unido estão todos muito preocupados com a imparcialidade das instituições de caridade e solidariedade. É que, ao que consta, estas instituições recebem fundos directamente das indústrias farmacêuticas que produzem os medicamentos mais indicados para a patologia-alvo dessa instituição. Por exemplo, uma instituição que se preocupa com o cancro da mama nas doentes pelo país fora, é capaz de receber fundos da Roche, produtora do medicamento Herceptin (r), um quimioterápico do cancro da mama... Será que é assim tão mau acontecer este nível de patrocínio? Eu acho que por alguma razão isto acontece, e nas minhas suspeitas, deve ser porque de outro modo, estas instituições não conseguem acumular dinheiro para apoiar as suas actividades (e não nos podemos esquecer que muitas destas associações são patrocinadoras de alguma da investigação freelancer que se faz no âmbito dos seus interesses).

4) Mais uma má notícia para quem fuma! Para além daquilo que já todos sabemos (fumar mata, fumar aumenta o risco de cancro...), um estudo revelou a existência de ligação entre os fumadores e o risco de sofrer infecção pelo vírus da SIDA (HIV). Este estudo basicamente relaciona a potencialidade do tabaco diminuir as defesas do organismo, aumentando assim o risco (até 60%) dos fumadores contraírem o vírus e não serem capazes de o combater. No entanto, ainda há muita controvérsia pois, como devem calcular, há vários outros estudos que não relacionam estas duas variáveis desta maneira. Ou seja, ficamos na mesma? Não! Porque sabemos que fumar é realmente prejudicial à saúde. Esta relação só vem dar a possibilidade de pior conotação ao tabaco.

5) Uma esperança para os doentes de esclerose-múltipla! Estudos em ratinhos a que foi induzida esta doença, revelam que a vitamina B3 (nicotinamida) a longo prazo baixa o aparecimento da invalidez. Ou seja, a vitamina vai prolongar a actividade das fibras neuronais fazendo com que a doença não se revele tão cedo na vida do doente.

Sem comentários: