quinta-feira, setembro 07, 2006

Health ketchup

Cá vão as últimas da Saúde [Internacional e Nacional]:

1) Foi descoberta uma nova forma multiresistente da bactéria da tuberculose, que se denomina XDR
(extreme drug resistant) TB. Esta estirpe é classificada deste modo por apresentar resistência não só aos fármacos de primeira-linha como também a alguns de segunda-linha (que são mais agressivos, de tratamento prolongado e mais caros). Segundo a WHO (OMS) esta forma de TB tem aumentado especialmente na China, nos países da ex-URSS e na Índia.

2) A FDA finalmente aprovou o 1º coração artificial completamente implantável. É uma bomba de plástico e titânio que é produzida pela empresa Abiomed. Já testaram há mais de 5 anos, e tem vindo a ser um sucesso. Este mecanismo é suposto ser usado em doentes que estão em fase terminal e que estão demasiados fracos para receber um coração humano "novo". De qualquer maneira, é de salientar que cada um destes doentes custa a uma seguradora ou ao estado mais de um milhão de dólares no seu último semestre de vida...

3) Hoje temos direito a "estatísticas": diz o DN que os medicamentos vendidos fora das farmácias estão mais baratos 2% em Julho de 2006 em relação ao que se encontravam no mesmo mês do ano passado (dados do Infarmed). E o que é que isto quer dizer? Leiam o artigo! Mas saliento dois pontos: primeiro, quem tem os preços baixos nos medicamentos, pelos vistos, é o Modelo Continente! (mas não sei se aceitam os talões de desconto da Galp na compra destes produtos); segundo, leiam o pequeno excerto desta notícia... e vejam se descobrem algo estranho...
O paracetamol foi a substância activa mais vendida em termos de unidades e a Nicotina a mais vendida em valor, tendo o grupo farmacológico dos Analgésicos e Antipiréticos o que registou maiores vendas, com 22,3 por cento do total.

Para além do incrivelmente mau português; eu acho que se pode destacar a frase "Nicotina [foi] a mais vendida em valor", que parece querer dizer que as parafarmácias andam a vender tabaco!... ;-)

4) Nada a ver com notícias "a sério", mas estou correntemente a trabalhar numa indústria farmacêutica, e pergunto-me várias vezes:
a) porque é que no laboratório de controlo de qualidade não há um único licenciado farmacêutico a trabalhar?
b) porque é que esta indústria não tem um laboratório de R&D?
(e finalmente...)
c) porque é que eu estou a fazer o trabalho que mais ninguém quer fazer? (esta última pergunta assola-me a cabeça todos os dias às 7h da manhã...)

Sem comentários: