segunda-feira, setembro 04, 2006

Darwinismo ainda em debate!

Já não sei bem onde li isto pela primeira vez, acho que foi no Expresso deste sábado, mas de qualquer modo esta notícia tem a informação necessária.
Mesmo cerca de 150 anos após a publicação do livro "On the origin of species" por Charles Darwin, esta teoria ainda não é bem aceite por todos. Em particular, o Vaticano continua a não aceitar esta teoria, visto que o evolucionismo não reserva nenhum lugar a Deus.
Então o que é que se faz? Cria-se uma nova teoria, o "Intelligent Design" (ID), segundo a qual a vida não poderia simplesmente evoluido, mas que teria de ser um resultado de uma mente inteligente. Pretende-se mesmo prová-la cientificamente. Já há escolas americanas onde esta teoria é ensinada em alternativa ao evolucionismo de Darwin.
Mas para complicar, os apoiantes da teoria ID não falam propriamente em Deus, ao que os oponentes da teoria dizem que é apenas un maneira de remover a religião do ensino científico. O Vaticano, no entanto, mantém a sua teoria creacionista embora alguns membros da igreja parece que são apoiantes da teoria ID.
No meio desta salgalhada toda fica o resto do mundo que acredita na teoria de Darwin, e que faz o seu trabalho de investigação baseando-se no evolucionismo.
E olhem, eu no meio disto tudo fico à espera de mais desenvolvimentos!!

1 comentário:

Andie disse...

haha! é isso... também já tinha lido isso algures...
Se há coisa que sempre me fez confusão foi exactamente a persistência de cientistas nesse assunto. Então e a ciência não é a matéria (várias at..é) em que todos os seus argumentos são baseados em factos concretos? (se bem que há partes da física que não têm essas belas provas, não deixando de se considerar a física como uma ciência pura...)
Ou seja, na ciência está sempre tudo em aberto!
coisa que na religião não existe, não há campo de discussão.