quinta-feira, junho 22, 2006

Resposta ao teu post! :-)

Pois é, eu também vi isso no jornal, na tv... por aí fora (Acho que foi uma das primeiras notícias do telejornal da tvi!! claro, ao gosto popular, um estudo que relaciona dois aspectos muito curiosos).

Eu tenho de responder a isto porque se há coisa que mais me chateia às vezes, neste pequeno mundo que me rodeia, é o facto de sair dum exame que me corre PESSIMAMENTE, chegar a casa e divulgar o meu ressentimento face a esse teste e depois ouvir:"mas porque é que não copiaste?"
Sim, porque quem fica para trás [pelos vistos] são os honestos, aqueles que são humildes e levam a sério o objectivo de um exame - avaliar as nossas capacidades face a vários problemas propostos!
Mas será que vale a pena? Vamos analisar...

A curto prazo, tenho uma boa nota, ou pelo menos melhor do que se não copiasse! Ao copiar não vou perder tempo a tentar resolver o problema à minha maneira e nem me vou dar ao trabalho de estar a ficar nervosa por não saber a resposta. Ao copiar estou a tentar contornar o obstáculo.

E a longo prazo? A longo prazo... está então provado que o copianço vai tornar-se uma constante na vida profissional, ou seja, em vez de ultrapassar os obstáculos criando soluções criativas e inéditas para os problemas, posso cair na tentação de contorná-los por copiar soluções que não se adaptam à questão...

Uma coisa tão simples como perguntar ao colega da frente se a resposta da pergunta 2-a é verdadeira ou falsa pode criar este vício? Eu acho que depende da pessoa. Mas digo-vos meus colegas, mesmo depois de ouvir durante 5 anos a minha querida mãezinha a dizer-me "copia! não sejas tansa e não fiques para trás só porque te atrapalhaste! sê esperta!" (ricos conselhos!!! :-P), eu acho que o mais importante é sabermos que daqui a uns tempos vamos ser profissionais de saúde. A atitude que temos perante o trabalho será sempre considerada onde quer que trabalhemos.
Se querem que vos diga, acho que devia haver um estudo que relacionasse o desempenho dos universitários em relação aos trabalhos de grupo e a sua atitude profissional no futuro. Aí sim é que se vê claramente quem é que se orienta sozinho a trabalhar com mais 3 "colas"!!.....

Sem comentários: