domingo, fevereiro 24, 2008

Farmácias Portuguesas

Unidas...

.... contra o eixo-do-mal! (eles andem aí e andem aos pares!)



É o que parece esta publicidade descabida da "nova imagem" das farmácias em Portugal (associadas à ANF, claro está) que querem transmitir à população portuguesa.

Nem quero discutir muito o aspecto estético das novas batas, que põe os farmacêuticos de oficina a usar uma imagem de marca impigida por mais um negócio da ANF e que os põe vestidos todos de igual, tal e qual como a farda que se usa num hipermercado qualquer pelo país fora. E não é só aos farmacêuticos, porque todos aqueles que trabalham numa farmácia portuguesa, seja técnico ou praticante, também deverão ter direito de usar estas novas batas!

É engraçado reparar que o símbolo da ANF não aparece uma única vez neste anúncio. Faz sentido: toda a mensagem que se quer passar deverá ser válida para qualquer farmácia (um serviço de qualidade, um atendimento exemplar, um conselho adequado a cada pergunta, um apoio importante e útil para cada utente). No entanto, é estranho pensar de que outro modo as farmácias portuguesas teriam a possibilidade de se juntar e criar todo este anúncio às qualidades dos seus serviços.

Cada farmácia tem o seu proprietário, a sua gestão, a sua imagem em termos de loja, e obviamente, a sua clientela. São todas diferentes.
O que este anúncio reflecte, é uma chamada de atenção à população para que recorram às farmácias "centrais" [típicas do centro da localidade, mais próximas do utente...] em detrimento das parafarmácias. Unidas, contra os "belmiros" deste país?!

Não posso crer que a única coisa que se possa fazer para publicitar a qualidade do serviço farmacêutico especializado, seja mudar a imagem das farmácias. Todos com o mesmo uniforme, é como trabalhar para a mesma corporação. Todos com o anúncio colado na janela a dizer "farmácia portuguesa" é uma redundância e retórica - afinal não estamos em Portugal? não será óbvio que será uma farmácia portuguesa, estando em Portugal?!

Mas tudo isto é simplesmente um pré-anúncio. Pois não tarda muito para se publicitar o cartão de descontos... nas "farmácias portuguesas".

1 comentário:

Anónimo disse...

...