segunda-feira, janeiro 22, 2007

Anúncio do Infarmed

A semana passada, ao vasculhar o site do infarmed, descobri uma notícia muito interessante. Um dos avisos publicados pelo infarmed sobre recolha de medicamentos avisava que deveriam ser recolhidos alguns lotes do medicamento glimepirida Baldacci ®, devido a não conformidades nos caracteres organolépticos.
No intuito de investigar o porquê desta recolha de lote li o comunicado assinado pelo vice-presidente do Infarmed, o nosso Prof Dr. Hélder Filipe, que indicava para meu espanto que o caracter organoléptico não conforme era a forma dos comprimidos: os comprimidos têm a forma oblonga, e neste lote saíram com a forma circular.



Ao princípio, sou sincero (e daí o meu espanto), pensei que era um motivo quase ridículo para proceder à recolha do lote (o que é que interessa ser oblongo ou redondo), mas depois lembrei-me que alguma coisa menos agradável deveria ter ocorrido para tal acontecer (o que aumentou ainda mais o meu espanto). Pensei eu: se os comprimidos saíram com a forma errada, foi porque alguém não procedeu à troca dos punções na máquina de compressão. E ninguém na produção verificou que não se tinha procedido à troca de punções. E ninguém no controlo de qualidade verificou que os comprimidos saíram com a forma errada. E alguém procedeu à libertação do lote ou sem os dados do controlo de qualidade, ou com os dados errados.
Vendo a sucessão de erros que ocorreram ao longo desta situação, vê-se o porquê desta notícia quase banal dar lugar a um post no linezolide. Todos os elementos fulcrais de uma unidade de produção falharam: produção, controlo de qualidade e direcção técnica. As razões que levaram ao acontecimento inicial são de todo desconhecidas (não limpeza da máquina entre lotes, limpeza mas não alteração dos punções, ou outras possibilidades), mas a falha no sistema de garantia de qualidade da unidade é gritante e muito desconcertante.

O linezolide espera que estes “fenómenos” não ocorram mais nas unidades de produção, e que isto tenha sido um caso isolado. De outro modo, algo vai mal no mundo farmacêutico...

4 comentários:

Andie disse...

ehehe, é isso mesmo! Na minha farmácia retirei os lotes que tinha destas duas marcas.

Isto também é a prova de que os medicamentos genéricos são todos iguais, senão vejam: comprimidos iguaizinhos pela Jaba (r) e pela Baldacci (r) e o mesmo erro ocorreu nas duas empresas?? resposta: produção igual na mesma unidade fabril, com cartonagem diferente. Se os velhinhos compreendessem isto já nos conseguiam largar do conceito de que o genérico é muito diferente do comprimido de marca.

O erro foi certamente detectado pela indústria, só que o tempo é que foi demasiado curto para se prevenir a distribuição.

Pior ainda foi no outro dia em que recebi uma reclamação de uma senhora que toma o Estrofito Plus (r), e que se queixou da mudança de cor das cápsulas (de vermelho para rosa). Lá telefonámos à empresa e à delegada para tirar a dúvida. Assegurámos assim que era tudo o mesmo, excepto a mudança da cor das cápsulas. No entanto acho ridículo que não se proceda a uma informação por parte da empresa na actualização destas alterações! Os clientes são espertos... E vendemos aquilo com tanta segurança como vendemos medicamentos de uso humano legislados pelo estatuto dos medicamentos. Para quando uma legislação CORRECTA e ACTUAL dos produtos naturais à base de plantas medicinais??

Notas disse...

Eh pah, e eu que não tinha nenhuma glimepirida dessas marcas, na farmácia??
Pena, recolher medicamentos é comigo!
Mas realmente, concordo com o riacrdo, parece-me que a garantia de qualidade teve uma falha qualquer................

Notas disse...

.....só uma falha????

Andie disse...

isto, e o medicamento esgotado por 3 meses, é o normal de todos os dias na farmácia. Não percebo como é que a indústria chega a este ponto. Importamos mas não calculam bem as contas?... Fazem redimensionamentos de embalagem mas deixam atrasar o processo que o medicamento fica esgotado, até vir com outro tamanho??

tristeza...