quinta-feira, agosto 24, 2006

Linezolide de férias...

Portanto estamos no mês de Agosto e dê por onde der, e por mais que gostemos de navegar na internet e vir parar ao nosso querido linezolide, esta altura do ano não incita mesmo nada a levar-nos a magicar temas para desenvolver.... no blogue. :-) Falando por mim, é como se o fosse uma revolta do organismo a não querer ter nada a ver com o que quer que seja relacionado com trabalho... Sim, pois (e já falo pelas duas "mentes brilhantes" deste nosso blogue!) passámos DEMASIADO tempo a olhar para o Word e Powerpoint a magicar palavras, frases, corrigir coisas rídiculas e inventar coisas que nos fizesse distinguir os nossos trabalhos! Resumindo e concluíndo, quando olho para as datas dos posts anteriores, lembro-me muito bem daquilo que estava a fazer por essa altura, e por isso é o que o organismo se revolta! :-P

Então conclui-se assim que nesta altura estamos estafados, felizes e expectantes! Estafados pelas razões que acima referi; felizes porque já não vamos ter mais aulas em Setembro (e meses seguintes!); e expectantes pois aproxima-se a nossa nova etapa: (tal-qual a montanha da Volta a Portugal...) o tão esperado ESTÁGIO! :-) É verdade, já se falou tanto nisto, que eu até nem quero saber como vai ser o reboliço no dia da escolha dos locais de estágio... Vai ser um nervosismo para saber a nossa posição na lista de escolha, e posteriormente expectativa para saber se quando chegar a nossa altura de escolher ainda haver vaga naquilo que queremos. Será bonito com certeza.
Aproveito para deixar aqui a minha incompreensão relativa ao dia que nos reservaram para nos inscrevermos na FFUL (sim, pago propinas para poder estagiar!). Já nem sei muito bem, mas acho que era só um dia, ou seriam dois? Bem, de qualquer maneira não percebo mesmo nada porque é que só temos dois dias para nos inscrevermos. Isso será deveras bonito de assistir!! :-) Irá lembrar-me (com toda a certeza) dos tempos de caloira, das filas que se fizeram para a inscrição... tantas pessoas... A diferença é que não temos direito a pinturas faciais!

Bem, este post é mesmo dedicado às férias, ao "não se faz nada" e como tal não tenho assim muitas notícias farmacêuticas para divulgar sem ser alguns apontamentos de que tomei nota nestas últimas semanas:
1) li no DN (já não sei o dia) um artigo maravilhasticamente bem redigido (cof cof...) sobre o facto de estarem a aumentar os números de formulações medicamentosas falsificadas. O DN publicou um artigo sobre um artigo que se publicou na revista The Lancet. Nem vou comentar o artigo da Lancet, até porque não o li, e por ter lido o do DN não quer dizer que tenha tido a noção da informação que essa revista queria passar... Por isso é que comento o artigo do DN, que mais parecia a história da carochinha (a China faz medicamentos falsos. A indonésia também. Nos USA já foram detectados n casos... etc etc). De qualquer maneira, acho que o ponto mais interessante é que aquilo que aumenta as vendas de medicamentos falsos é mesmo o seu veículo de venda - a internet. Já li muitas opiniões sobre este meio de venda de medicamentos, e continuo a ter uma posição muito céptica sobre a confiança que é comprar um medicamento via internet. Perde-se toda a qualidade do serviço farmacêutico. Mas se calhar a internet veio facilitar a venda para doentes que não possam sair de casa para trocar as receitas por medicamentos. Deixo aqui reticências, pois é um assunto muito difícil de tratar, até porque para ser resolvido deverá iniciar-se pela sua legislação. (digo eu!)

2) O ADSE viu as suas tabelas de comparticipação serem alteradas, no que se trata de análises clínicas de todo o género e feitio. Isto quer dizer que o utente (funcionário público, neste caso) passa a pagar mais e o estado cada vez menos. Preocupante sim, até porque o Sindicato dos funcionários públicos do Estado já vieram dizer que esta alteração é ilegal. Hmmm.

3) Numa notícia bastante recente, que ainda nem sequer li (mas vou já já ler!), cientistas duma empresa americana (Advanced Cell Techonology) anunciaram ontem que criaram uma técnica capaz de cultivar células estaminais sem ter de destruir os embriões. Fabulástico! Isto quer dizer que é muito possível que estejamos perante uma revolução na medicina humana que hoje conhecemos. A biotecnologia e o tratamento de doenças com o medicamento biológico estão em grande evolução! (que frase cliché...)

bem, por hoje será tudo. Agora compete a nós, "mentes brilhantes" ;-) continuar a escrever no belo e eficaz "Linezolide, cura e não faz mal ao rim!"

1 comentário:

Anónimo disse...

Pessoas, entrei aqui por acaso e por busca, sempre de Linézolide
Na verdade minha busca é de como acabar com uma colonia poderosa ( traqueia ), de staphilococcus aureus ( STAAUR ), que sem duvida é abalado pelo ZYVOXID* Linézolide.
Busco toda sorte de informações, principalmente de inalatórios. Vcs que tem a informação e o conhecimento, poderiam me ajudar , por favor
Obrigada a todos
Frima
Frima Steinberg
frima.s@uol.com.br